Olá meus queridos dois leitores, não vou falar de bad trip, graças a Deus que me deu dinheiro para acessar bons médicos e caros remédios, ela está indo embora. UFA! Vamos conversar sobre as avós do séc XXI, ou melhor, sobre os filhos destas avós. Já adultos e que resolveram que a mamãezinha querida está jovem, alegre, saltitante e, portanto, pode cuidar dos netinhos. Poder, pode, isto fica a critério de cada uma avó, mas.... NÃO DEVE!
Minha mãe, lá nos meados do séc passado pagava empregadas para cuidar dos seus filhos, inclusive eu, claro. Eu, pagava mais ainda, porque empregada começou a ser artigo de mil exigências: se cuidava das crianças, não cuidava da casa. E aí, quase metade do salário ia para as atendentes domésticas, porque eu fiz questão de bancar os melhores colégios para meus filhos, não podia me dar ao luxo de ser dona de casa. Sobrava pouco para amenidades, mas valeu a pena. Minha mãe querida nunca, jamais trocou uma fralda de filho meu. Era avó que eu pretendia ser, dar cheirinho, levar bolinho, presentinho e by by que tenho mais o que fazer da minha vida, ela dizia.
Pois bem, hoje, grande maioria das mulheres se formaram às custas do trabalho das mães. Dos pais também, mas a força tarefa de uma casa sempre é feminina. A avó está jovem e aposentada e o que lhe sobra? Bingo! Cuidar de netos!
O que é isto? Estamos jovens, mas o tempo que nos resta já não é o mesmo de antes, então queremos viajar, namorar, dançar, encontrar amigas, ir à praia. É mais que um direito, é uma obrigação, se não quisermos estar com 90 anos aos 60.
A coisa está ficando tão enraizada que três amigas minhas optaram por mudar-se para bem longe dos filhos para poder - vejam só, viver suas vidas e não a das filhas e netos.
Acontece comigo também, mas deixo bem claro que é - tem que ser passageiro, caso contrário, por mais que ame filha e, principalmente, neto, vou-me embora pra Pasárgada. Lá sou amiga do rei e o rei não tem netinhos para eu cuidar.
E não estou só falando da classe média não. As mulheres mais pobres adooooram se encher de filhos e depois, claro, tem que sustentá-los. Quem é que fica com a "netaiada" para cuidar? A avó que também deu um duro desgraçado para sustentar os seus.
Para a classe média existem bons colégios de período integral. São caros? Mais baratos que os sapatos que as filhas compram. Para os pobres existem creches públicas - é díficil encontrar vaga? É, mas conheço, também, um bocado de mães que consegue.
Em suma: Avó é a mãe dos filhos e não dos netos!
Minha mãe, lá nos meados do séc passado pagava empregadas para cuidar dos seus filhos, inclusive eu, claro. Eu, pagava mais ainda, porque empregada começou a ser artigo de mil exigências: se cuidava das crianças, não cuidava da casa. E aí, quase metade do salário ia para as atendentes domésticas, porque eu fiz questão de bancar os melhores colégios para meus filhos, não podia me dar ao luxo de ser dona de casa. Sobrava pouco para amenidades, mas valeu a pena. Minha mãe querida nunca, jamais trocou uma fralda de filho meu. Era avó que eu pretendia ser, dar cheirinho, levar bolinho, presentinho e by by que tenho mais o que fazer da minha vida, ela dizia.
Pois bem, hoje, grande maioria das mulheres se formaram às custas do trabalho das mães. Dos pais também, mas a força tarefa de uma casa sempre é feminina. A avó está jovem e aposentada e o que lhe sobra? Bingo! Cuidar de netos!
O que é isto? Estamos jovens, mas o tempo que nos resta já não é o mesmo de antes, então queremos viajar, namorar, dançar, encontrar amigas, ir à praia. É mais que um direito, é uma obrigação, se não quisermos estar com 90 anos aos 60.
A coisa está ficando tão enraizada que três amigas minhas optaram por mudar-se para bem longe dos filhos para poder - vejam só, viver suas vidas e não a das filhas e netos.
Acontece comigo também, mas deixo bem claro que é - tem que ser passageiro, caso contrário, por mais que ame filha e, principalmente, neto, vou-me embora pra Pasárgada. Lá sou amiga do rei e o rei não tem netinhos para eu cuidar.
E não estou só falando da classe média não. As mulheres mais pobres adooooram se encher de filhos e depois, claro, tem que sustentá-los. Quem é que fica com a "netaiada" para cuidar? A avó que também deu um duro desgraçado para sustentar os seus.
Para a classe média existem bons colégios de período integral. São caros? Mais baratos que os sapatos que as filhas compram. Para os pobres existem creches públicas - é díficil encontrar vaga? É, mas conheço, também, um bocado de mães que consegue.
Em suma: Avó é a mãe dos filhos e não dos netos!

