março 28, 2012

INSENSATEZ

A insensatez que você fez. Coração mais sem cuidado...” (Vinícius de Moraes)

Pois é, depois da caricata Cristiane Torloni na novela passada, que suas maldades mais pareciam as do Cebolinha com a Mônica (nada dava certo), comecei a assistir  a nova novela. Começo a ver televisão tarde, na hora que iniciam os jornais da noite, o que acaba sendo um gancho para a novela. 

 Pois bem, fiquei aterrorizada, indignada e assustada com a virulência das cenas com crianças. Filme de terror perde. Porque aquilo na tv está muito próximo da nossa realidade.  Precisava ser tão real? Eu sei, entendo que é ficção, sei também que o tal lixão é cenográfico. Tudo certo? Uma ova! E os empurrões? Safanões? São de mentirinha? Será?

 Fui postar no Facebook minha indignação, reclamei com o Min. Público, com a emissora, com o autor e compartilhei com amigos. Pasmem! Recebi um post que alguém dizia “... Mas essa e Vida de metade das criancas no Brasil.....proprios pais levam pra pedir esmolas.....maes que trancam filhos sozinhos e vai para is bares.....e triste, mas e a realidade nua e crua para o horario nobre......nao podemos fazer nd contra isso......maldade com criancas tem no mundo inteiro....

 Eu sei droga! Por isto mesmo minha reclamação. EU POSSO FAZER ALGUMA COISA CONTRA ISTO SIM! Não dando esmolas a crianças, denunciando quando vejo algum adulto agredir crianças indefesas. Fiz, faço e sempre farei.

Deixar para lá é mais confortável, mas eu não procuro este tipo de conforto, eu procuro cidadania, por isto reclamei.

A mídia tem um imenso poder de mudar comportamento, mentalidade, pensamentos e público não precisa aceitar passivamente o que assiste. E é nesta passividade que viramos todos “vacas de presépio”. E EU NÃO SOU.

 Pode ser que o autor não mude uma vírgula, pode ser que se toque com a diminuição da audiência, pode ser... Como pode ser que amanhã alguém ache normal levar criança pro lixão, já que lá se ganha dinheiro com facilidade.

Mas eu fiz a minha parte! Não fazê-lo seria insensatez de minha parte.

março 25, 2012

SER INTEIRO

Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. (Fernando Pessoa)

NÃO GOSTO de gente boazinha. NÃO GOSTO de gente simpatiquinha. NÃO GOSTO de gente de sorrisinhos. NÃO GOSTO de gente que se diz tímida. NÃO GOSTO de gente que “engole sapos” calada. NÃO GOSTO de gente inhas....

 GOSTO DE PESSOAS INTEIRAS.

 De Gente Boa, Simpática, generosa, que gargalha, chora, que reclama quando não está confortável. Que se assume como o que é para o bem e para o mal.

 Não é fácil, mas também, quando você assume sua posição diante dos outros e da vida, sem medo de ser feliz, não é difícil.

Não confio em pessoas cheias de pruridos e medos do tal “o que vão dizer de mim”. Que digam, ora bolas.  Deixe que digam, que pensem, que falem...

 A mim, certos tímidos beiram a antipatia. Está desconfortável com a situação? Sai, pede licença e vá embora, mas não perturbe a festa com seu silêncio e meios risinhos, porque você estará pensando, analisando, questionando e ninguém sabe o que se passa na sua cabeça. Que coisa chata!

 Já recebi convidado em casa, dia de festa, que chegou, cumprimentou, sentou-se, comeu e bebeu, deu tchau e foi embora.  Ora o cara não gostou da festa. Por que ficou? Atrapalhando o tráfego da comunicação entre os convidados!

 Portanto, de mim só esperem “papo reto”, bondade, generosidade, reclamações, provocações, gargalhadas, choros, mas tudo absolutamente às claras.

março 14, 2012

VIDA LOUCA VIDAAAA!

Dia maravilhoso. O calor arrefecera na cidade. (Quando se diz "arrefeceu" é porque a cidade andava o microcosmo do inferno naquele verão).

Ela acordou feliz, alegre;  em toda sua plenitude, tomada de amor, sentindo-se, sabe-se lá porque, linda!
Disposta a abraçar todas as alegrias da vida naquele dia, agradecida a Deus, pois aquela sensação há muito tempo não era sentida.

Cuidou do almoço ouvindo música.  Arrumou-se com esmero para o trabalho; escolheu sapatos e roupas com o maior carinho.  Queria ser admirada.  Olhou-se no espelho e amou o que viu.

Sentia-se tão leve e livre que, propositadamente demorou mais tempo no trabalho.
Dirigiu até em casa devagar, curtindo o som do rock nas alturas no rádio do carro e dançando ao volante.  Nem estressou com o trânsito, normalmente enlouquecedor.  Estava muito de bem com a vida!

Ainda muito feliz, chegou em casa, beijou o marido e, pretendendo terminar o dia melhor que começara, o chamou para dançar.  Enfeitou-se mais ainda. Escolheu jóias, melhorou a maquiagem - estas coisas de mulher que quer ficar bonita para si e para o mundo.

Saíram, jantaram ... Ela acompanhou a banda cantando junto todas as músicas que tocaram.

Nunca fizera questão, mas a lua cheia naquela noite esta diferente.  Então, pediu ao garçon que fotografasse o casal.  Marido fez bico, não estava entendendo tanta felicidade, mas aceitou.

No curtíssimo caminho de volta para casa - Ela estava "possuída" de uma energia estranha, como se estivesse drogada de felicidade.  A lua, o mar, o frescor da noite; colocou uma música bem romântica para tocar e....

Terminou a noite banhada em lágrimas, num choro convulsivo de tristeza.  Um pranto tão dóido quando a felicidade do início do dia, ou, por isto mesmo, mais doído ainda. Como ele conseguira estragar tudo tão rapidamente? 

LOUCA ESTA VIDA!

março 07, 2012

RECEITA DE UMA MÃE QUE DEIXOU DE SER ÓTIMA P SER SÓ “UMA MÃE”

“Andava meio "Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu,... a gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino prá lá..” (Chico Buarque).

 Andava meio “roda viva”.  Sonhava, planejava, combinava consigo mesma, ensaiava, e na hora agá....!    Outros compromissos que não os seus; outras necessidades que não as suas.

Urgências de filhos, marido, amigos, que de urgentes nada tinham. E lá se foram horas, dias e ela ali, parada no meio do caminho esperando sua hora chegar.  Querendo simplesmente agradar. Mas hora de que? Porque esperar? Quem sabe faz a hora não espera acontecer (Geraldo Vandré).

 O que estava acontecendo? Estava envelhecendo sim.  Mas... Ficando burra?  Definitivamente não!

 Colocou debaixo do braço sua personalidade forte, que andava subtraída, seus anseios, seu resto de juventude, sua necessidade de viver sua vida e não a dos outros, apertou o botão do “foda-se” e lá foi ela... TRATAR DA SUA VIDA, já que todos estavam tratando muito bem da deles.

Decidiu parar de tomar os remédios “tarja preta” para conter a ansiedade e a língua afiada; decidiu mandar à merda quem não estivesse satisfeito... Enfim, decidiu que seria mãe atenciosa e dedicada, mas escrava de filhos, nunca mais.

Que seria esposa e mulher e achou de bom tamanho, que empregada doméstica custa muito caro; decidiu não mais calar para não se aborrecer, afinal quem "implode, explode"!

Decidiu voltar a ser ela mesma, ouvir suas músicas na hora que lhe aprouvesse, comprar o que bem entendesse, assumir compromissos só seus, etc, etc. Porque o prazo de ser o que os outros queriam que ela fosse VENCEU, PRESCREVEU, ACABOU.