dezembro 30, 2011

ANO NOVO?

Eu não sou diferente de ninguém, mas não consigo ter esta animação, estas esperanças todas no final de cada ano. Isto, para mim é apenas troca de datas, como de setembro para outubro, passamos novamente de dezembro para janeiro, o que para mim representa ... absolutamente nada.




Como também não consigo entender porque algumas pessoas ficam tão tristes e melancólicas no Natal (comemoração do aniversário de Cristo), e absolutamente em êxtase no ano novo.

Quantas vezes na história o calendário foi modificado? Então quando é mesmo o ANO NOVO?

O tradicional Réveillon comemorado na maioria dos países na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro é historicamente recente. A primeira comemoração ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a.C. e era conhecida como "Festival de Ano Novo".

Na Babilônia, a festa começava na primavera por ocasião do equinócio, ou seja: no ponto ou momento em que o Sol, ao descrever a eclíptica, corta o equador, fazendo com que os dias sejam iguais às noites.  Hoje, no hemisfério norte é comemorado no inverno e no sul em pleno verão.


No calendário atual, isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março, data em que os espiritualistas comemoram o Ano Novo esotérico).

Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o Ano Novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia para a comemoração desta grande festa (753 a.C.).  O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a.C.  Em 1582 a Igreja Católica consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano adotado pela maioria dos países ocidentais, com exceção dos ortodoxos.

Ora bolas, eu não sou persa, fenícia, egípcia, grega nem católica. Juliana nem Gregoriana.

As contas a pagar em 2012 chegam já em 2011. Os compromissos são marcados com meses de antecedência.

Acredito sim, que a vida de todos nós, como a própria mãe terra, tenha ciclos definidos e bem mais amplos que a mera passagem de um dia para o outro.

As vidas não vão mudar num passe de mágica.

Pluft! É Ano Novo! O milagre aconteceu! A medicina descobriu a cura do câncer, a fome acabou no mundo, os árabes pararam de guerrear, os judeus fizeram as pazes com os palestinos, Cuba virou uma democracia, acabou-se a corrupção no Brasil, etc., etc. E eu fiquei rica!

Tendo a acreditar que o dia que cada um de nós nasceu é bem mais importante que o dia 31 de janeiro. É mais pessoal. O dia em que nascemos, viemos ao mundo, para o bem e para o mal.

Por isto tento, sempre que possível, comemorar meu aniversário todos os anos. Agradecer a Deus mais um ano de vida, mais uma oportunidade de estar aqui tentando aprender, desfrutar, descobrir, ensinar.

Mas, definitivamente não consigo nem desejar FELIZ ANO NOVO sem me sentir hipócrita.

Perdoem-me se sou cética, distante da realidade, insensível, ou algo mais... Sou só verdadeira.

dezembro 23, 2011

PROSPERIDADE SIM!!

Noutro dia coloquei numa rede social que gostaria que todos meus amigos, em 2012, fossem prósperos. Uma amiga retrucou de uma forma meio blazé que prosperidade não influencia muito a vida de uma pessoa.


Não querendo criar polêmica deixei para lá.

Muito bem, querida amiga. Você já teve dificuldades para colocar o básico na sua geladeira, pensando que poderia entrar numa delicatessen e comprar as delícias da gastronomia que quisesse? Ainda que fosse somente um vinhozinho chileno ou um pedacinho de queijo brie?

Já levantou às 5h da madrugada e pegou três conduções para chegar ao trabalho, suada e estafada, às 9h, sabendo que se tivesse um carro faria o mesmo percurso em uma hora, mesmo num carro chamado "popular"?

Já deixou de ir num evento importante porque não tinha vestimenta adequada? Nem mesmo uma roupitcha da Renner?

Colocou seus filhos para estudar em escola pública, sofrendo de antemão por saber que se estivessem em um colégio de qualidade as chances deles no futuro seriam maiores?

Alguma vez deixou de comprar presentes no Natal para toda a família, por precisão e não por falta de vontade ou de amor?

Quando foi que trabalhou o mês inteiro e teve que contar tostões para "segurar a onda" até o próximo mês?
Mora em comunidade sem saneamento básico, controlado por bandidos e/ou milícias?

Amargou meses de espera por uma consulta médica no SUS e depois não teve “grana” para adquirir os remédios indicados para o tratamento?

Então não me venha aparentar virtude em rede social, onde todo mundo lê, porque dinheiro é sim, ultramegasuperimportante na vida de todos nós. Pro bem e pro mal.  Melhor que dinheiro, só muito dinheiro.  E isto nada tem a ver com caráter, saúde, amor, felicidade, etc. Que estas coisas não se vende por aí.
Aliás, querida, o significado de próspero é: que melhora, que progride, bem-sucedido /. Felicidade; ventura.

É isto mesmo que desejo para mim e meus queridos amigos.

dezembro 13, 2011

Férias em Salvador - A VIAGEM II

O mundo sabe que amo viajar.  Não importa prá onde. Importa é conhecer novos lugares, reconhecer outros. Ir e voltar.  Mas agora importa também, e muito, como sair e chegar.

Como eu sou sabida! Sei que os meios de transporte evoluíram muito, sei que um navio levava 90 dias da Europa até o Brasil, que o Brasil foi colonizado a pé ou no lombo de cavalos, sei que não temos a cultura de viajar de trem - até porque não temos ferrovias para isto.  Sei também que neste mundo "muderno" que vivemos o avião é fundamental.  Para que?  Ora para que... Para levar 6 horas do Rio a Salvador pela FAB ou 5 horas de Salvador ao Rio com conexão aqui e ali pelas cias aéreas.  Avião cata corno, já ouviram falar?

Existe. Funciona da seguinte maneira:  suba num avião em Recife, desça em Salvador, espere duas horas para entrar em outro, vá até SPaulo, desça em Guarulhos e saia correeeendo para entrar no prox. avião para o Rio; isto tudo com o joelho no queixo e tendo que aguentar os flatos do vizinho do lado.  

Esqueça a fome.  Se saiu de casa e não levou uma merendinha, se farte.  Vão te oferecer amendoim japonês e/ou batata frita as 6h da manhã, não é bom?
E ainda pagamos caro por toda esta bagaça.

Se Deus quiser não vou esperar muito tempo para ver aquelas famílias grandes que viajam juntas abrindo a cesta de piquenique com frango, farofa, tubaína, etc fazendo a festa nos corredores dos aviões.  Ah!  Como eu gostaria de assistir um cena destas!! E ver as caras e bocas dos comissário(as) e aeromoço(as) ....

Pois bem, por isto pretendo agora só viajar, não importando a distância, de carro.

Pelo menos vou poder parar para comer a hora e quando quiser.  Dormir confortavelmente num hotel na beira da estrada.  Apreciar a paisagem, sem ter que me estressar com desce, sobe, salta, corre.... E tendo a delicadeza de poder ir ao banheiro para soltar meus puns.



dezembro 12, 2011

Férias em Salvador - A viagem - I

Hômi, descobri sem querer que sou descente de Virgulino Ferreira , para quem não juntou cara com bunda- Lampião. 

Não tenho orgulho nem vergonha de saber disto agora; afinal descendência é descendência e pto. A única coisa certa que sei é que os Ferreira do ramo de Joana e Galdino são arretados e eu sou um deles. 
Pois é.  Mas o pessoal da FAB não sabe disto e me mandam para Salvador como cortesia, como se estivessem me fazendo um grande favor, como se a FAB não fosse nossa - de todos os brasileiros que pagam seus impostos e me informa que haverá um avião para retorno no dia tal, tal hora....

E lá vou eu.  No início da viagem fomos avisados que o avião faria uma escala em S. JOSÉ DOS CAMPOS - coisinha de 20 m do Rio e depois seguiria direto p Salvador.  Beleza.

E voamos, voamos até que 1 h depois achei que S. JOSÉ DOS CAMPOS estava longe demais.  O voo fez escala em S. JOSÉ DOS PINHAIS - Curitiba!!!

Este povo não estudou geografia não?  Não sabe a distância entre um local e outro ou resolveram orar para um santo diferente no meio da viagem?

Fazer o que?  Orar para qualquer S. José me fazer chegar rápido em meu destino.

Cheguei quase 4 h depois de sair do RJ.  Rapidíssimo.  Nunca na vida fiz um vôo tão ligeiro nas asas da FAB.

Então estou eu lá com meus Ferreiras queridos quando sou informada que não teria vôo de volta no domingo, conforme o combinado.  Talvez na terça, talvez na quarta, quem sabe em 2012?  E alguma Ferreira e mulher de talvez?  Talvez eu quisesse virar vendedora de acarajé, abará, mãe de santo, cantora de axé... Qualquer coisa para ficar me sustentando na Bahia até a FAB ter alguma certeza de alguma coisa.

Fui obrigada a economizar nas cervejas, no caranguejo, no siri catado, na farinha de carimã para poder pagar a passagem de volta. 

Eu voltei.  E volto a Salvador sempre, mas jamais pela FORÇA ATENÇÃO BABACA! Porque quero ir e voltar no dia marcado.