outubro 04, 2011

VELHA, ANOSA E IDOSA É UMA OVA

Hoje pela manhã me olhei no espelho e vi rugas ao redor dos olhos. Não me surpreendi nem fiquei chateada.


Tantas coisas meus olhos já viram, tantas belezas já os deslumbraram, tantas lágrimas derramaram que seria inimaginável não estarem marcados. Não são rugas, são linhas da minha vida, intensa, apaixonada, bem vivida.

Percebi, também, que meus lábios têm comissuras, claro, quantas vezes apertei-os de raiva, de mágoa, de calar o que não devia ou não podia falar? Mas acho mesmo que os gastei dando risadas escandalosamente gostosas, daquelas de fazer chorar.

I, caramba, meus braços estão tão flácidos, parecem até gelatina. Mas estes braços carregaram os bebês, às vezes noites inteiras tentando acalmar as cólicas..., carregaram sacolas, passaram imensas trouxas de roupa. Ah! Mas ficaram flácidos mesmo de tanto abraçar meus amigos e meus amores.

E estes cabelos que teimam em ficar brancos? Pensar embranquece cabelos? Então não tem remédio, ou melhor, tem. Tintura neles! Porque pensar em como conciliar criar filhos com os cuidados domésticos, trabalhar para educá-los bem, agradar o parceiro, dar atenção ao resto da família, manter e fazer novas amizades é pensar até embranquecê-los e aí está o feliz resultado.

Olhei para as pernas. Deus do céu, que é isto? Celulites, estrias...ih, melhor não continuar olhando...Ah, deve ser da idade. Que idade? E os saltos 15 que eu usei desde os 15? E os fins de semana me requebrando na discoteca em cima deles ou desfilando nas escolas de samba em cima daqueles tamancões altíssimos?

A pele também perdeu o viço. Onde foi que ele ficou? Será que foi nas noites mal dormidas? No cansaço dos anos de trabalho? Prefiro pensar que foi nos dias inteiros tomando sol na praia, em noites dançantes ou em braços de amantes. Dane-se o viço da pele, que minha alma ainda está cheia dele.

Então que me chamem de velha, anosa ou idosa que não ligo e sabe por quê?

Porque eu já vivi o que os jovens ainda não viveram. Já passei pelo que eles ainda irão passar, já conheço, pelo menos mais da metade dos passos da estrada e por isto agora caminho nela com mais confiança. E ainda viverei muito mais, afinal ainda não terminei minha coleção de rugas, flacidez, dores lombares e cabelos brancos.

Nenhum comentário: