junho 14, 2011

A BATERIA FAZ A DIFERENÇA, ETC

Panelas – esqueçam as panelas de alumínio. Tem que arear prá ficar bem limpinha (cozinha e sujeira não cobinam) - Segundo um estudo feito pela NSF International, uma instituição não governamental que promove o desenvolvimento de técnicas para melhorar a saúde da população, os locais mais limpos são os banheiros, enquanto os que mais contêm germes são as cozinhas. (bioblogando.com.br).


As panelas amassam, a comida agarra no fundo, cozinha lento e queima rápido. Invista em boas panelas de inox; bem cuidadas (cuidar bem de panela e lavar bem!), duram mais de 10 anos.

Facas – Existem faquinhas, facões, mas um bom corte é fundamental. Faca boa é de ferro, não de aço. Nem o sal grosso destrói a danada, por mais que tente. Claro, a higiene da bichinha também é fundamental. Ter uma faca destas para limpar, cortar e desossar carnes e aves é o céu na cozinha!

Os temperos - Alho, cebola, louro (pode ser em pó), cominho e pimenta do reino - não precisa gostar, tem que ter!  Os mais metidinhos: astragão, alecrim, sálvia, cravo da índia, pimentas diversas, etc, etc, já causaram descobertas fenomenais na história do mundo, mas nós não precisamos navegar tanto para tê-los, até porque alguns tem uma sobrevida curta, dentro e fora da geladeira, a não ser aqueles privilegiados que podem ter uma hortinha e se dar ao luxo de colher na hora. Estes, compre conforme o cardápio.


O restante - Batedeira que bata, processador que processe e liquidificador que faça isto tudo mais crochê, tricô e ziguezague faz você virar estrela mesmo sem ser uma “Brastemp” na cozinha.


Minhas raízes (afroárabeuropabaianodescendente), ou seja, mistura de cobra dágua com jacaré, não me permitem gostar de comida insossa. Sabem aquela comida cheia de enfeites, molhos, perfumes, penduricalhos, afins e sem gosto de absolutamente nada identificável? Detesto. Tenho uma necessidade quase tribal de identificar o que estou comendo, talvez seja para memória futura quando me faltar a presente; trutas, por exemplo, jamais comi alguma que não tivesse apenas o maravilhoso gosto  do molho de amêndoas, da manteiga, das ervas provençais ou do fumeiro. Mas... cadê o sabor da truta? Truta tem sabor? Ainda não encontrei.




FEIJÃOZINHO BÁSICO


Neguinho, mulatinho, marronzinho ou branquinho que eu não sou preconceituosa, pode ser feito de qualquer forma, sem nada, apenas feijão, água, louro, cominho, sal e alho, muiiitttoooooo alho fritinho na hora de temperar.

Nada prá mim é assim mesmo! Isto é o basicão do nada. Pronto! Fica uma delícia . Se levar umas rodelas de calabresa de boa marca então! Huuummm!


Nenhum comentário: