Antes de começar, vamos as explicações. Quem foi Kafka? Escritor que nasceu em Praga e, entre outros, escreveu o excelente livro O Processo, onde conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora. Daí a expressão kafkaniano, usada para qualificar qualquer situação contrária ao bom senso.
Pois bem, o nosso serviço de saúde pública gasta uma soma imensa em propaganda na TV, em horário nobre e nos principais canais abertos. A saúde pública ali é de primeiro mundo. Tudo funciona.
Ministério da Saúde lidera ranking de investimento em propaganda entre órgãos governamentais (cbn/globoradio/globo.com)
No Rio de Janeiro as UPAS e as Clínicas da Família são excelentes. As farmácias populares tem todos os remédios com até 90% de desconto. Acreditei. Eu sou mesmo uma crédula, acredito até em duendes...
Então lá fui eu tentar marcar uma consulta num hospital municipal de referência em oftalmologia (Hospital da Piedade), já que o SUS é um SUSto só.
Cena: - Sra, como faço para marcar uma consulta?
- Vá num posto de saúde, marque uma consulta com um oftalmologista para que ele a encaminhe para cá. Com este encaminhamento, chegue beeemmmm cedo, porque na primeira consulta só damos 10 senhas.
- Mas....Sra, ir num oftalmologista para me encaminhar para outro oftalmologista?
- Sim, isto mesmo, a sra entendeu direitinho.
Entendi o que? Se entendesse eu mesma solicitaria minha internação no manicômio mais próximo!
Imaginem euzinha, do alto dos meus saltos 15, chegando de madrugada num PAM, enfrentando uma fila enooorme para me consultar com um oftalmologista (se tiver, se comparecer, se me atender...), para pedir a ele me mandar para outro?
Não sabia se ria, se chorava ou se pegava um avião para Brasília para pedir pessoalmente ao sr. Alexandre Padilha - Ministro da saúde, para gastar melhor meu dinheiro, pois contribuo com esta bagaça exatos 41 anos e não posso, não quero e não vou gastar dinheiro com plano de saúde particular se o público tem obrigação de me atender. Menos dinheiro para propaganda enganosa e mais para o povo!
Nossos serviços públicos são tão ruins que acostumamos a achar que somente a classe muito pobre tem e deve procurá-lo. Temos que mudar esta mentalidade pessoal.
Façam as contas de todas as contribuições, taxas, impostos e sei lá mais o que os governos municipais, estaduais e federais levam de nossos bolsos e vejam como é caro.
Teríamos que ter o mesmíssimo atendimento da sra. Dilma Roussef, sr. Lula da Silva e outros, que, claro, também contribuíram. Mas quando adoentados tratam-se em clinicas e hospitais caros e ainda com nosso dinheiro.
Quero o mesmo atendimento, mas no SERVIÇO PÚBLICO. Para isto PAGO MUITO CARO.
Pois bem, o nosso serviço de saúde pública gasta uma soma imensa em propaganda na TV, em horário nobre e nos principais canais abertos. A saúde pública ali é de primeiro mundo. Tudo funciona.
Ministério da Saúde lidera ranking de investimento em propaganda entre órgãos governamentais (cbn/globoradio/globo.com)
No Rio de Janeiro as UPAS e as Clínicas da Família são excelentes. As farmácias populares tem todos os remédios com até 90% de desconto. Acreditei. Eu sou mesmo uma crédula, acredito até em duendes...
Então lá fui eu tentar marcar uma consulta num hospital municipal de referência em oftalmologia (Hospital da Piedade), já que o SUS é um SUSto só.
Cena: - Sra, como faço para marcar uma consulta?
- Vá num posto de saúde, marque uma consulta com um oftalmologista para que ele a encaminhe para cá. Com este encaminhamento, chegue beeemmmm cedo, porque na primeira consulta só damos 10 senhas.
- Mas....Sra, ir num oftalmologista para me encaminhar para outro oftalmologista?
- Sim, isto mesmo, a sra entendeu direitinho.
Entendi o que? Se entendesse eu mesma solicitaria minha internação no manicômio mais próximo!
Imaginem euzinha, do alto dos meus saltos 15, chegando de madrugada num PAM, enfrentando uma fila enooorme para me consultar com um oftalmologista (se tiver, se comparecer, se me atender...), para pedir a ele me mandar para outro?
Não sabia se ria, se chorava ou se pegava um avião para Brasília para pedir pessoalmente ao sr. Alexandre Padilha - Ministro da saúde, para gastar melhor meu dinheiro, pois contribuo com esta bagaça exatos 41 anos e não posso, não quero e não vou gastar dinheiro com plano de saúde particular se o público tem obrigação de me atender. Menos dinheiro para propaganda enganosa e mais para o povo!
Nossos serviços públicos são tão ruins que acostumamos a achar que somente a classe muito pobre tem e deve procurá-lo. Temos que mudar esta mentalidade pessoal.
Façam as contas de todas as contribuições, taxas, impostos e sei lá mais o que os governos municipais, estaduais e federais levam de nossos bolsos e vejam como é caro.
Teríamos que ter o mesmíssimo atendimento da sra. Dilma Roussef, sr. Lula da Silva e outros, que, claro, também contribuíram. Mas quando adoentados tratam-se em clinicas e hospitais caros e ainda com nosso dinheiro.
Quero o mesmo atendimento, mas no SERVIÇO PÚBLICO. Para isto PAGO MUITO CARO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário