
Estava eu pacientemente respondendo a umas perguntinhas básicas em uma primeira consulta médica, quando veio a questão maldosa: Qual a profissão? Fiquei com cara de pastel sem recheio olhando feito uma boboca para a atendente. Num átimo de segundo (os físicos explicam melhor esta parte do tempo), me veio dizer "não sei", mas aí quem ficaria com cara de besta seria a pobrezinha. Dizer o que? Dona de casa? E ela lá precisa saber que eu tenho casa? Foi isto que ela me perguntou? Doméstica? Vai que ela me propõe trabalhar na casa dela! Desocupada? Avó? Sem graça e quase num sussurro respondi: aposentada..
Que raio de vergonha é esta de me declarar aposentada? Por acaso eu subornei o INSS? Por acaso eu só comecei a trabalhar depois dos 30?
Acho que é consequência de quem trabalhou desde os 14 anos e que agora acha que é vergonha não ter uma profissão. Pois bem, acabou aqui, foi a última vez, Rita Maria, agora você vai dizer bem alto e em bom som: APOSENTADA POR TEMPO DE SERVIÇO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário