março 06, 2014

EU SOU MALALA????

Li o livro de uma tacada só. Leitura fácil (exceto as muitas referências no idioma local de Malala).
Uma luta inglória a sua, querida menina forte!

Logo depois do início, interessou-me mais a luta que a própria lutadora.

Você não sabe, Malala, mas no hemisfério sul (milhares de kms distantes de sua terra), independente de facções religiosas, que não as temos, existe um país relativamente jovem, tão ou mais belo que o seu, democrático, aberto a todas as raças e credos, mas... onde a educação de qualidade, para meninas e, pasme, Malala, meninos também, é uma exceção.^

Você sabia, Malala, que neste país que eu falo, a corrupção também é tão forte, que retiram dinheiro da educação para qualquer outro fim? Que menino(a)s saem do primário, aqui chamado 1º ciclo, sem ao menos saber ler?

Você acredita que aqui os governantes deixam fechar uma das mais representativas universidades, sem nada fazer?

Neste país que te falo, querida menina, tratando-se de educação, é necessário que a família tenha muito dinheiro para que seus filhos possam estudar e ter um futuro minimamente decente, fazendo que sejam sempre os mesmos a estarem no mesmo patamar social?

Espero, minha menina, que ninguém te conte que no meu país - é Malala, é o pais que vivo e amo, as Malalas, quando conseguem ser ouvidas são logo cooptadas por partidos políticos com a promessa que lá terão voz mais ativas, simplesmente para calá-las.

Neste lugar, querida, não temos facções religiosas, só criminosas - em todos os níveis, que também matam famílias inteiras por motivos absolutamente torpes.

Mas... é um país livre, Malala, livre de auto-estima, de respeito, de confiança.

Ah! O nome do país, você que é uma menina estudiosa, talvez já tenha ouvido falar. É Brasil!

Nenhum comentário: